vics @ 10:33

Qua, 10/11/10

O nosso concidadão Jorge Luz (mais conhecido por “Joquinha”) trocou o frio gélido das noites e madrugadas de Marmelete pelas águas dos Açores e, por lá, ao leme de uma embarcação com o nome da sua filha – Juliana – é mestre dos mares.

O agora Mestre Joca, na Ilha do Corvo, no pretérito dia 31 de Outubro, registou o seu nome e vincou a sua valentia com a captura de um cherne de 66 (sessenta e seis) Kg.

 

 

Aqui só para nós e sem prejuízo de ser incorrecto, mas o meu metro e oitenta e cinco e os meus 84 quilos arrastam-me para a provocação de que o nosso “Joquinha” tirou ao mar um cherne mais ou menos da sua estatura.

Os monchiqueiros, onde quer que estejam, mostram a sua coragem, a sua determinação e a sua força.

Abraço para a ilha do Corvo e para o nosso amigo Joquinha.

 

Mais em http://sites.google.com/site/jornalcorvino/


Tags:


vics @ 09:17

Seg, 25/10/10

A plataforma de demonstração solar do «Algarve Energy Park», em Monchique, poderá começar a produzir energia já no primeiro semestre do próximo ano, disse à Lusa o fundador daquela estrutura, o holandês Marc Rechter.
O complexo inclui um centro para a produção e fabrico de componentes para a energia solar, um parque temático, uma clínica de medicina preventiva e uma «aldeia» de energia limpa, prevendo-se que funcione em pleno dentro de sete anos.
«É um passo em frente na plataforma que queremos desenvolver», disse Marc Rechter à Lusa, notando que as empresas que integrarem a plataforma terão vantagens ao produzir energia em rede pois poderão partilhar custos.
«A produção de energia torna-se mais eficiente pois cada participante tem acesso a um ponto central de ligação à rede», explicou o empresário holandês.
Para avançar com a implementação da plataforma de demonstração solar no terreno, Marc Rechter disse aguardar ainda a indicação por parte do Governo das tarifas a cobrar pela energia gerada e que será vendida à rede.
A «Self Energy», especialista em soluções energéticas, será um dos participantes fundadores da plataforma, tendo sido recentemente assinado um memorando de entendimento entre o «Algarve Energy Park» e aquela empresa.





Luís Costa @ 20:01

Qui, 09/09/10

 

Não são fáceis os tempos em que vivemos. Custa cada vez mais esticar a corda até ao fim do mês. Portanto, qualquer malabarismo financeiro que permita poupar um euro que seja, é uma grande ajuda para muito boa gente. E é esse o objectivo deste post. Fazer uma sugestão de poupança.

 

Estamos em Setembro. Mês complicado. O verão está a acabar, tal como o subsidio de férias (para quem as gozou de forma mais dispendiosa, pois isto de fazer férias, quer fora, quer dentro, não sai barato). Para além disso estamos em véspera de arranque do ano lectivo. Para quem tem filhos, o dinheiro voa quando é necessário comprar roupas novas, cadernos, mochilas e toda uma parafernália de material, sendo que os livros escolares levam sempre a maior fatia do bolo. Mas há uma solução fácil para este problema: reutilizar livros. Para além de pouparmos uma porção avultada de dinheiro, estamos a praticar um acto sustentável, evitando o desperdício de toneladas de papel.

 

E onde posso eu arranjar esses livros, perrguntam vocês. Primeiro vamos pelo caminho mais fácil: verificar se algum familiar, amigo ou vizinho tem os livros em questão. No caso de não conseguirmos obtê-los desta forma, podemos sempre utilizar uma das melhores ferramentas criadas pelo Homem – a internet. Desde sites de classificados, como o OLX ou o OCASIÃO, até sites especializados como a rede ning Manuais Escolares Usados, existem variadas soluções online.

 

A rede Manuais Escolares Usados, é uma plataforma que permite às pessoas que lá estão registadas trocar, doar, vender e comprar livros escolares usados. Foi criado pelo Miguel António Albuquerque, da Associação Verde Esperança e é um site ainda em desenvolvimento. Precisa de uma boa adesão pois sem pessoas inscritas não há livros. Por isso, não percam tempo. Inscrevam-se na rede o quanto antes, pois quanto mais pessoas participarem mais oferta existirá.

 

Caso tenham conhecimento de outro meio de compra de livros escolares usados façam o favor de partilhar.




vics @ 12:01

Seg, 21/06/10

Numa iniciativa integrada no 150.º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, decorre em Portimão um torneio de futebol 11, de âmbito intermunicipal, promovido pela Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal , I.P. em parceria com o Município de Portimão, em que participam equipas dos municípios de Aljezur, Loulé, Monchique, Portimão, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

O sorteio ditou o confronto de Tavira com Vila Real de Santo António, Loulé com Vila do Bispo, Monchique com Aljezur e a isenção de Portimão.

Nas meias-finais e na sequência dos resultados alcançados na primeira eliminatória encontraram-se Monchique com Tavira e Loulé com Portimão.

Em face dos resultados a final do torneio disputa-se no próximo dia 26 de Junho, entre Monchique e Loulé.

 

Em cima: Victor Santos, João Patrício, Paulo Sérgio, Humberto Valério, Rui Carvalho, Luís Inácio, José Montez, Rui Silva, Luís Ferreira, Paulo Crispim. Em baixo: Emanuel Varela, Marco Rocha, Marco Silva, Carlos Almeida, Nuno Francisco, Arnaldo Sousa, Eduardo Duarte e Vasco Duarte. Fotografia: Pedro Montez.

 

A equipa de Monchique, que nos primeiros dois jogos vestiu equipamentos cedidos pelo Juventude Desportiva Monchiquense, amealha assim duas vitórias: frente a Aljezur (8-1) e a Tavira (4-1).

Um chefe de Divisão, um coordenador técnico, um geógrafo, quatro professores, dois motoristas, um canalizador, um técnico de desporto, um nadador-salvador, dois administrativos, um auxiliar da acção educativa, um leitor cobrador de consumos, um pintor, um arquitecto, um fiscal municipal e um gestor de recursos humanos são o grupo de funcionários do Município de Monchique que se constituiu como equipa (incluindo jogadores, técnico e delegado).

 

A final terá lugar no próximo dia 26 de Junho, com início às 17 horas, no Parque Desportivo da Mexilhoeira Grande, em Portimão.




Eduardo Duarte @ 11:40

Seg, 07/06/10

 

Mais informações sobre a apresentação do Livro de António Manuel Venda aqui ou aqui.




Eduardo Duarte @ 23:24

Seg, 31/05/10

 

Numa terra com incompreensíveis dificuldades em amar os escritores que nela nascem, gente como nós, que com letras desvenda a identidade natural que nos orgulha, trata-se de uma excelente notícia, com a qual os Escalavardos se congratulam.




Eduardo Duarte @ 08:21

Qua, 28/04/10

 

Este poster foi apresentado nas comemorações do 36º aniversário da 1ª Companhia da Associação de Guias de Portugal e do Agrupamento 383, sediados na Vila de Monchique. Clique aqui para melhor análise do documento. 




Eduardo Duarte @ 09:02

Qua, 14/04/10

 
O investimento tem a sua localização prevista para o sítio de Derrenguias, paredes meias com o Autódromo Internacional do Algarve. Trata-se de um conceito inovador de gestão e valorização integrada do território, centrado nas Fontes de Energia Renováveis, na Investigação & Desenvolvimento e em actividades produtivas com alto valor em Conhecimento e Tecnologia. O projecto do Algarve Energy Park adivinha vantagens competitivas no actual contexto de crise, ambiental e económica, ensombrada pelo quadro de Alterações Climáticas, em que os Estados se revelam incapazes de alcançar compromissos efectivos de redução de gases responsáveis pelo efeito estufa, e por uma conjuntura de políticas de austeridade, perversamente destruidoras de emprego, suportadas por um modelo neoliberal esgotado, caracterizado pela especulação financeira dos mercados, nomeadamente dos combustíveis fósseis.
 
O projecto Algarve Energy Park atribui a Monchique a responsabilidade de se tornar um território âncora, na linha da frente do processo de mudança urgente dos paradigmas de Desenvolvimento, no sentido da transição para um modelo económico mais sustentável do ponto de vista ecológico, menos dependente dos combustíveis fósseis, atribuindo novas funções aos espaços rurais da Serra Algarvia, distintas das bolhas de especulação imobiliária tão frequentes na região.



Pesquisar
 
subscrever feeds