Luís Costa @ 18:07

Ter, 08/12/09

Cheias de 1997 (imagem surripiada ao blog Mons Cicus)

 

Iniciou-se ontem a Conferência de Copenhaga sobre o clima. É necessário arranjar rapidamente soluções com vista à diminuição das emissões de CO2 para a atmosfera e é com esse intuito que os líderes mundiais  se irão reunir na capital da Dinamarca. As Alterações Climáticas são uma realidade e cada vez mais se vê o efeito das mesmas. Pode parecer um pouco dramático mas o que se vai discutir ao longo destas duas semanas (7 a 18 de Dezembro) é o futuro da vida na terra. Se o cenário mais ambicioso do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas) for aceite (e decretado) serão criadas medidas com intuito de reduzir 40% das emissões de CO2 até 2020.

Não será fácil chegar a um acordo visto que os países com mais emissões (40%), EUA e China, querem adiar um novo tratado para 2010 (Conferências de Bona e Cidade do México). A China diz que não se compromete enquanto os EUA não o fizerem e os EUA não se podem comprometer enquanto não resolverem alguns quezilas internas sobre o tema. Resumindo, vai ser muito difícil sair algo de concreto e legalmente vinculativo desta conferência. Mas não podemos olhar para esta conferência como se fosse algo destinado ao fracasso. É uma excelente oportunidade para colocar o tema com o destaque que merece nos media e, principalmente, para reunir as entidades e pessoas com mais poder e coloca-las a discutir o assunto.

E o que é que nós, população de Monchique, temos a ver com as Alterações Climáticas e toda a salganhada politica que isso envolve? Temos muito. As Alterações Climáticas são um problema global e cada um de nós pode ajudar a fazer a diferença. Por mais políticas de redução de emissões que existam nada resultará melhor que a consciência de cada um de nós. As mais pequenas alterações na nossa rotina podem ajudar a evitar emissões, sem afectar a nossa qualidade de vida. E muitas vezes essas alterações até representam uma poupança monetária. Por isso: reduzam, desliguem, reciclem e andem a pé. Se começarem por aí, estão a dar um contributo enorme para o futuro do nosso planeta.

 

Saúde da boa. :)



Pesquisar
 
Visitantes