Eduardo Duarte @ 15:39

Qui, 03/12/09

«Deus criou o Mundo, os Holandeses criaram a Holanda.» O ditado popular holandês releva as animosas qualidades humanas no grande empreendimento que representou a construção dos Países Baixos, um reinado onde cerca de 27% da respectiva superfície territorial se encontra abaixo do nível do médio das águas do mar. Tudo isto graças ao efeito de pôlders e diques que permitiram a surripiada de grandes porções de terra ao Mar do Norte.

 

René Pulijm, um conhecido cozinheiro holandês, co-responsável por um famoso programa de culinária na RTL4, partiu à descoberta da supina criação divina e deu de chofre com Monchique. Uma terra empoleirada na charneca do xisto alentejano, aprumada sobre o calcário e areias estrigadas das praias do Algarve meridional, coadas nas longas caminhadas por ribeiras e barrancos.

 

Veja aqui, um vídeo cujo interesse se aguça especialmente a partir do vigésimo minuto e que passou na RTL4, no passado dia 1/12/2009. Neste filme, René descobre a razão telúrica por trás da nossa gastronomia e produtos tradicionais (enchidos, mel e medronho).

 

Deus criou o Mundo, os holandeses a Holanda e os Monchiqueiros a Serra de Monchique. Para mostrarem aos holandeses como se comunga do verde e da bicheza. Deus quer, o holandês sonha, o Monchiqueiro nasce para tornar a recriar o Mundo.

 Fotografia: Monte da Lameira, Alferce, Monchique


Tags:

Pesquisar
 
Visitantes